MERCADO  &  TECNOLOGIA

Mais do que uma relação comercial

Parceria agrega valor na Turquia: Symrise e Meykon estão desenvolvendo juntas novas matérias-primas para a indústria de bebidas.

No início, a relação comercial tendia mais a ser clássica: a Symrise procurava um experiente produtor de sucos na Turquia que estivesse apto a produzir in loco compounds de alta qualidade para a indústria de bebidas a partir de matérias-primas regionais. Compounds são insumos específicos para bebidas, que contêm, além de sucos concentrados, substâncias aromatizantes e corantes naturais, vitaminas, minerais e extratos. A Meykon, sediada em Antalya, é esse parceiro local encontrado. A empresa investiu na tecnologia necessária para poder fornecer os compounds para o mercado turco com a qualidade e a rapidez exigidas pela Symrise.

Dessa cooperação surgiu muito rapidamente o impulso para começar a buscar em conjunto novos produtos. “No foco estavam produtos de fluxos laterais derivados da produção de sucos concentrados, sobretudo, óleos extraídos dos caroços de damasco ou cereja, de cascas de limão e laranja ou também de sementes de romã”, relata Baha Tali, Key Account Manager para o mercado local na Symrise da Turquia.

A Meykon pôde contribuir com seu know-how no tratamento de fluxos laterais, a Symrise, com sua expertise no desenvolvimento de compounds. “Para nós, abriu-se um horizonte de matérias-primas locais que podemos usar para nosso desenvolvimento de bebidas”, diz Benjamin Werner, que atua no setor de desenvolvimento de bebidas na unidade da Symrise em Nördlingen.

Cooperação também sempre funciona como porta de acesso aos mercados locais.

Baha Tali, Key Account Manager

A relação com a Meykon transformou-se muito rapidamente em uma parceria na qual uma troca em pé de igualdade conduz a ideias não convencionais. Qual o potencial oculto em avelãs ou em frutas e plantas? Quais produtos inovadores com chá são viáveis? Quais aromas podem ser obtidos da casca da romã? A cooperação entre a Meykon e a Symrise é movida pela curiosidade e pelo prazer de experimentar. “Estamos sempre abertos para novas matérias-primas e flavors”, ressalta Werner.

Para produtores de bebidas na Turquia, é muito importante que a Symrise tenha encontrado um parceiro regional como a Meykon para a produção de compounds. “Assim, a cooperação frequentemente também funciona como porta de acesso aos mercados locais e, em relação aos compounds, podemos responder às demandas dos clientes com soluções sob medida ou lhes propor novos produtos aos quais os sidestreams confiram uma nova nota”, afirma Tali.

Confiança, troca criativa, espírito inovador: são esses os pilares da bem-sucedida parceria entre a Meykon e a Symrise. Um modelo – Tali e Werner estão convictos disso – que pode servir de referência para outras áreas de negócios. Contribuindo com seus saberes específicos, os dois parceiros podem estabelecer juntos tendências para a indústria e crescer juntos.


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG


A Cosmetic Ingredients também trabalha com a Meykon. O que exatamente está por trás disso será revelado no SymPortal, a partir de maio.

© Symrise All rights reserved 2020