Sabine Rieke e Friedrich-Wilhelm Micus apresentam o primeiro poster da campanha.

EMPRESA & ESTRATÉGIA

Menos carne e descartáveis

A partir de meados de 2021, muitos objetos de plástico descartáveis estarão proibidos na União Europeia. A Symrise já está começando agora uma campanha de sustentabilidade em Holzminden.

Copos plásticos sumiram. Não adianta procurar”, é o que está escrito em grandes letras no cartaz pendurado em um dos corredores da sede da Symrise em Holzminden. Abaixo, em letras menores, segue a explicação. A partir de 3 de julho de 2021, a União Europeia proibirá muitos objetos descartáveis de plástico – e a Symrise apoia esse avanço, substituindo, por exemplo, quase todos os copos plásticos por copos compostáveis de material reciclado na área de controle de qualidade. Dessa forma, é possível evitar o uso de cerca de 300.000 recipientes plásticos por ano.

O poster faz parte de uma campanha de sustentabilidade lançada pela Symrise nas unidades, no início de 2021. “Nosso alvo nessa campanha são nossos colaboradores, que queremos familiarizar com esse tema complexo de maneira fácil”, diz Sabine Rieke, Quality Control Sensory Flavor, que idealizou a campanha. “Queremos inspirá-los a poupar melhor os recursos e a agir com mais consciência.”

Além do tema do plástico, no momento, há seis outras versões, que ilustram com humor fino, por exemplo, que a Symrise baniu embalagens descartáveis da cantina ou que o departamento Oral Care substituiu todas as escovas de plástico por escovas de bambu no final de 2020. Outros posters, por sua vez, apelam para mudanças de comportamento apontando para alternativas sustentáveis ao shampoo líquido ou para a possibilidade de poupar grandes volumes de água e emissões de CO2 cortando pela metade o consumo individual de carne.

Em uma perspectiva de médio prazo, o objetivo é que todos os colaboradores do grupo cooperem, afirma também Friedrich-Wilhelm Micus, responsável pela comunicação da sustentabilidade na empresa. “Nós perseguimos claros objetivos estratégicos dentro da nossa proposta de sustentabilidade e queremos justamente transmiti-la não só para fora, mas também internamente.” Para isso, além dos posters, serão usadas todas as mídias internas, como a revista dos colaboradores Team Spirit ou também os canais digitais. O foco é sempre motivar os colaboradores a cooperar, diz Micus. “Somente juntos podemos lidar com as grandes tarefas que a mudança climática nos impõe.”

Somente juntos podemos lidar com as grandes tarefas que a mudança climática nos impõe.

Friedrich-Wilhelm Micus, Head of sustainability communication

© Symrise All rights reserved 2020