EMPRESA & ESTRATÉGIA

ZERO PLÁSTICO

Quase livres de plástico

As cantinas de Holzminden estão substituindo pouco a pouco garrafas e recipientes para refeições por produtos reutilizáveis. Com isso, o chefe das cantinas, Matthias Hamann, segue coerentemente a estratégia de sustentabilidade da Symrise em mais uma área.

No início era o copo de café. Foi com ele que começou a discussão sobre a redução de embalagens descartáveis, na Symrise em Holzminden também. A substituição por copos reutilizáveis ocorreu em 2019. Agora é a vez dos recipientes para refeições e das garrafas de bebidas. O projeto vem ganhando impulso com as restrições impostas pelo combate à pandemia. Elas incluem, por exemplo, a limitação de uso das cantinas. Ou seja, atualmente só é permitido retirar as refeições. “A partir daí, comecei a buscar alternativas ecológicas para a marmita de isopor”, diz o chefe das cantinas, Matthias Hamann. Inicialmente, recipientes feitos de bagaço foram uma opção aceitável. Eles são fabricados com resíduos provenientes da produção de cana-de-açúcar. “Mas quero usar embalagens reutilizáveis no longo prazo”, ressalta Hamann. Assim, nada mais precisará ser descartado, o que também se alinha à estratégia de sustentabilidade da Symrise. Por fim, ele escolheu a Vytal, um fornecedor de sistemas digitais de produtos reutilizáveis para o setor gastronômico.

Fazemos tudo para produzir da forma mais sustentável possível.

Matthias Hamann, chefe das cantinas

Desde agosto do ano passado, as refeições para retirada são fornecidas em recipientes plásticos da Vytal. A reação é grande, a demanda cresce continuamente. Bastam somente um código pessoal obtido por aplicativo e o código do recipiente. Logo que ambos são escaneados, a conexão está feita. Ou seja, o cliente já fez tudo o que deveria fazer e tem 15 dias para devolver a marmita. “Já aumentamos o estoque duas vezes”, conta Hamann. Além do aspecto da sustentabilidade, a facilidade de acesso também desempenha um papel importante. Hamann: “Em média, estamos fornecendo diariamente quase 60% de todas as refeições nesses recipientes e, a partir do meio do ano, vamos oferecer exclusivamente esse sistema reutilizável.” Quem quer pode, contudo, consumir sua refeição em louça tradicional na área externa da cantina. Quem prefere levar a refeição usa as marmitas.

Em relação às bebidas, Matthias Hamann também quer mudar completamente para produtos livres de plástico. “Mandamos os operadores das nossas máquinas automáticas fazer as mudanças nos equipamentos até o segundo trimestre deste ano”, diz o responsável pelas cantinas. Ele tem orgulho de poder oferecer garrafas de vidro agora, com apenas uma exceção: “Estamos, de fato, praticamente livres de plástico e fazemos tudo para produzir da forma mais sustentável possível.” Isso se refere tanto às embalagens quanto à compra de alimentos.

Muito simples: baixar o app, se cadastrar e registrar cada uso pelo Scancode. Assim, nos últimos meses, mais de 10.000 embalagens descartáveis já deixaram de ser usadas.


Saiba mais sobre todos os ­Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG

© Symrise All rights reserved 2020