Na China, a Symrise também aposta em publicidade nas plataformas de mídias sociais.

PRODUTOS & CLIENTES

Teleshopping misturado com gameshow

Para reagir às limitações de contato do último ano, a Symrise apostou em marketing nas redes sociais e vendas por live streaming na China. Com grande sucesso.

Por mais desafiadoras que sejam, as crises também podem se revelar motores de inovação. O departamento de marketing da Consumer Fragrance na China é o melhor exemplo. No início de 2020, quando o país decretou um lockdown rigoroso por causa da pandemia do coronavírus, a indústria da beleza passou a usar mais live streams para a divulgação de produtos e para vendas. Tracy Li, Marketing Head na Symrise da China, quis adaptar esse tipo de publicidade. Por que aquilo que funcionava nos negócios B2B não daria certo também com clientes finais?

A Symrise tem experiência com livestreaming desde 2019. Juntamente com a Fenhao, o maior cliente de Beauty Care na China e, ao mesmo tempo, interface para muitos outros clientes, foram contratados dois influencers do setor de beleza para um evento de promoção realizado anualmente. Eles transmitiram o evento ao vivo em suas plataformas, divulgando os produtos. “A Fenhao nos oferece acesso a inúmeros clientes, dos quais provavelmente não saberíamos nada e que também jamais poderíamos atender sozinhos”, explica Tracy Li. Para abordar também temas ligados à pandemia, Elaine Zhang, Business Development Director, criou um kit de promoção com fragrâncias que têm efeito antibacteriano.

TIKTOK E SHOPPINGFESTIVALS Em uma primeira fase, vídeos promocionais curtos foram rodados para a versão chinesa do TikTok, em abril de 2020. O link foi, então, enviado aos clientes, que podiam encomendar amostras para testar. Para os vídeos, as próprias Tracy Li e Elaine Zhang foram parar na frente da câmera. Acompanhados de pequenas animações, emojis e efeitos sonoros, os vídeos têm um estilo descontraído, vibrante e bem-humorado. As reações dos clientes foram completamente positivas, sem exceção. “Temos certeza de que a Symrise foi o primeiro fornecedor de aromas e fragrâncias a fazer esse tipo de publicidade na China”, destaca David Silverman, Marketing Director Consumer Fragrance APAC.

Depois do primeiro vídeo, seguiram-se duas lives, novamente em colaboração com a Fenhao. Ambos os eventos duraram 60 minutos e fizeram parte dos chamados festivais de compras, que são realizados nacionalmente algumas vezes por ano para impulsionar as vendas de bens de consumo. Também desta vez, as fragrâncias foram enviadas antecipadamente aos clientes. Os live streams foram produzidos como uma mistura de gameshow e teleshopping: jovens, animados e com ritmo intenso. As compras só eram possíveis durante os 60 minutos das lives, e tudo com desconto. Mas, mesmo assim, valeu a pena. No primeiro evento, foram vendidas 108 toneladas de fragrâncias em uma hora — somente na China. No segundo evento, até mais ainda, 145 toneladas. “A Symrise foi a primeira empresa de fragrâncias a participar desses festivais de compras para vender a seus clientes e ganhar novos clientes”, destaca Silverman, com orgulho. “Esse sucesso consolida nosso plano de aproveitar mais o ambiente digital como plataforma de vendas e marketing”, completa Li.


Saiba mais sobre todos os ­Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG

© Symrise All rights reserved 2020