EMPRESA & ESTRATÉGIA

Um processo como catalisador

Duas unidades de negócios trabalharam na fase-piloto do SYMPLE segundo o conceito da Gestão Integrada de Negócios. Com resultados visíveis em toda a cadeia de valor. É um modelo para toda a organização.

A Symrise está em rota de crescimento – apesar das turbulências de mercado causadas pela pandemia global. Determinantes para o desenvolvimento positivo da empresa são decisões fundamentadas dos gestores, que são tomadas também com base em uma Gestão Integrada dos Negócios (“Integrated Business Management”, IBM). “Estou convicto de que o IBM é o processo certo para tornar a nossa organização apta a atingir os objetivos estratégicos principais, crescimento, rentabilidade e cashflow, e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos”, diz Walter Ribeiro, Global SVP Supply Chain & Procurement, Flavor.

O IBM, antes Planejamento Integrado de Negócios (IBP), é um processo de gestão e decisão estruturado. Ele classifica os elementos da cadeia de valor em três “reviews”, como são chamados: no “Product Review”, as atividades de desenvolvimento e gestão de produtos são direcionadas para um port­fólio bem-sucedido, rentável. O “Commercial Review” dedica-se a clientes e mercados, assim como às melhores estratégias de vendas. E o “Supply Review”, como cadeia de suprimento, é responsável por disponibilizar pontualmente os volumes planejados dos produtos pelos custos previstos. Por meio da coordenação contínua no processo “Integrated Reconciliation”, é desenvolvida uma visão conjunta do futuro e, com isso, a contribuição total para a geração de valor e o alcance dos objetivos estratégicos da empresa é otimizada.

“Com o IBM, aprendemos uns com os outros, estabelecendo, assim, melhores práticas ao longo de toda a cadeia de valor. Isso aumenta a nossa eficiência e, portanto, afeta positivamente toda a nossa estrutura de custos”, esclarece Dr. Daniel Ibarra, SVP Sales & Global Marketing, Cosmetic Ingredients. Empresas que realizam uma boa gestão integrada de negócios são mais eficientes, mais bem-sucedidas e ganham mais dinheiro do que aquelas que não o fazem.

Foi o que a Flavor EAME e também a Cosmetic Ingredients aprenderam na fase-piloto e querem, por isso, dar continuidade ao programa. “Obtivemos conclusões valiosas que queremos considerar na implementação do IBM em outras áreas de negócios e regiões”, sublinha, convicto, Kai Keßler, Director Integrated Business Management.


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG


Veja mais informações aqui: https://t1p.de/SYM-Symple

© Symrise All rights reserved 2020