MERCADO  &  TECNOLOGIA

Voar alto com base sólida

Uma empresa permanece com sucesso a longo prazo quando cresce. Quando não apenas consolida sua posição de mercado, mas a amplia, conquistando novos mercados. O crescimento tem de ser sustentável. Sob todos os aspectos. Isso é garantido com diferentes estratégias e atividades.

Em 9 de março, chegou novamente a hora, a Symrise apresentou o Relatório Corporativo anual em Holzminden. Como empresa de capital aberto, a Symrise é obrigada por lei a divulgar seu balanço e prestar conta aos acionistas. O Relatório Corporativo é produzido minuciosamente e, além dos simples números, relata cases, indica prognósticos — e objetivos de crescimento. Ele é um retrato atual e fica disponível no site da Symrise.

A estratégia corporativa da Symrise baseia-se em três pilares, crescimento, eficiência e portfólio. Há anos, a Symrise cresce mais rápido do que o mercado. Com isso, em dez anos, a empresa de Holzminden conseguiu amadurecer para se tornar uma das empresas mais rentáveis da indústria de aromas, fragrâncias e nutrição. Como demonstra o Relatório Corporativo 2020, a Symrise pôde aumentar o faturamento em 3,3% apesar da pandemia e de ciberataques. Os planos de médio prazo permanecem ambiciosos. Até 2025, a meta é um crescimento anual médio de 5-7% (CAGR). O crescimento próprio do faturamento deverá continuar acima da média do mercado como um todo, para que a empresa conquiste mais parcelas do mercado e aumente a distância em relação a concorrentes menores.

Nós não só crescemos, como também melhoramos.

Dr. Heinz-Jürgen Bertram, CEO da Symrise AG

MAIS CAMINHOS PARA O CRESCIMENTO Para alcançar esses objetivos ambiciosos, existem várias estratégias. Por um lado, o crescimento orgânico, ou seja, crescimento por meio de investimentos e inovações. Permanece viável o crescimento estratégico, obtido com parcerias e aquisições de empresas e segmentos de empresas.

Outro aspecto importante para consolidar o crescimento sustentável a longo prazo é a digitalização. Soluções complexas de TI, produção baseada em dados e inteligência artificial são elementos básicos para impulsionar a eficiência e as inovações.

IDENTIFICAR MOTORES DE CRESCIMENTO “Nós não só crescemos, mas, sim, também melhoramos: nos tornamos mais sustentáveis e com um direcionamento responsável para cadeias de valor de longo prazo”, constata o CEO Dr. Heinz-Jürgen Bertram. Nesse sentido, sempre se trata também de gerenciar desde hoje o próximo horizonte de tempo, identificar antecipadamente os futuros motores e iniciativas de crescimento e definir os chamados projetos step-change.

Nas próximas páginas, serão apresentados exemplos de crescimento estratégico e orgânico no universo Symrise, assim como o importante papel da digitalização e do tema da sustentabilidade. Eder Ramos, Global President Fragrance, e Dr. Jörn Andreas, Global President Cosmetic Ingredients, apresentam um panorama dos objetivos de crescimento das suas áreas.

Digitalização é a chave

Para garantir crescimento sustentável e aumentar a rentabilidade, é preciso eficiência. Modernas soluções de TI, como o Symphony, formam a base para isso.

Um passo à frente com aquisições estratégicas

A Symrise está sempre em busca de complementações oportunas, que prometam sinergias relevantes em acessos a mercados ou transferência de tecnologia e, assim, crescimento. Exemplos disso são a aquisição da ADF/IDF e da IsoNova e os efeitos positivos para os negócios com clientes.

Ampliar e expandir

A Symrise está crescendo há anos. E primordialmente com força própria. Crescimento orgânico é um dos principais motores de crescimento da empresa.

© Symrise All rights reserved 2020