PRODUTOS & CLIENTES

Hoje uma amostra de fragrância, amanhã no amaciante

Os desenvolvedores de produtos da Scent & Care apostam no que é evidente: as preferências de compra dos próprios colegas. Afinal, cada um é um consumidor.

Que fragrância seu amaciante deveria ter? Pia Franz, Senior Evaluator, durante o sniff test no átrio.

Uma vez por semana se cheira em Holzminden. Dez minutos, completamente oficial e na hora do trabalho. Os 80 a 100 colaboradores não são apenas Symrisers no momento, mas, antes de tudo, consumidores. É nesse papel que eles participam de sniff tests para avaliar fragrâncias criadas para novos produtos. “Nos testes internos, obtemos as primeiras informações sobre o que os consumidores querem e o que não querem”, diz a Dra. Viola Bruschi, Sr. Research Manager Consumer & Market Insights na Scent & Care. “No estágio inicial do desenvolvimento da fragrância, esse é um importante sinalizador de direção.” O teste de cheiro fornece resultados rápidos e tem baixo custo.

Como funciona um teste assim? O perfumista cria uma nova seleção de fragrâncias, composta de, no máximo, cinco fragrâncias. Cinco serão avaliadas. A sexta fragrância contém o perfume de um produto de mercado e é o benchmark para a comparação. O participante do teste tem apenas de saber para que finalidade essa fragrância é pensada, por exemplo, para um amaciante ou um aromatizador de banheiro. A partir daí, ele avalia a fragrância, entre outros, quanto à satisfação provocada, à intensidade e ao perfil. Quanto maior a aprovação de uma fragrância pelos avaliadores, maior a probabilidade de que continue a ser desenvolvida. “Esses testes só são significativos para o mercado alemão. No entanto, de modo geral, eles são bons indicadores de fragrâncias de sucesso, e estamos trabalhando em uma plataforma na qual todos os resultados de testes fiquem disponíveis”, relata Judith Steiner, também Research Manager Consumer & Market Insights.

Os sniff tests são feitos há nove anos. Faz o mesmo tempo que Annette Kollar participa deles. “Eu adoro e posso treinar meu olfato,” diz a Library Assistant. Ela é um dos 440 membros da Sniff Test Community no SymPortal. “Quem quiser participar, pode entrar na Community, aí recebe o convite para o próximo teste”, explica Selina Rawisch, responsável por Consumer & Market Insights para projetos internos de sniff tests. Como recompensa, os avaliadores ganham um produto de personal care a cada cinco testes. “Embora os colegas estejam tão motivados que participariam do teste mesmo sem isso. Eles veem como são importantes no processo de desenvolvimento de produtos”, salienta Viola Bruschi.

Adoro os testes e treino meu olfato.

Annette Kollar, Libraryassistent Fra/CI


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG


Aqui você se associa à Community: https://t1p.de/SYM-SniffTest

© Symrise All rights reserved 2020