MERCADO & TECNOLOGIA

Consumidores preferem o “refrigerante nacional”

É o princípio básico da economia de mercado: a procura determina a oferta. Por isso, a subsidiária da Symrise Drinkstar observa atentamente seus consumidores para descobrir seus desejos. Em 2020, os principais são regionalismo, naturalidade e sustentabilidade.

uem está por trás de marcas de bebidas como Deit, Frucade, Gröbi e Tri Top é o especialista em bebidas DrinkStar, de Rosenheim, na Baviera. Como sociedade comercial independente, a subsidiária 100% da Symrise atua com suas marcas sobretudo na Alemanha e na Áustria. A depender do mercado, a DrinkStar concede licenças ou oferece distribuição própria.

A marca de suco concentrado Tri Top e o refrigerante sem açúcar Deit, em especial, são apreciados na Alemanha há décadas e se mantêm com sucesso nas prateleiras dos supermercados. Dá tão certo porque a empresa de Rosenheim conhece precisamente os desejos dos consumidores e faz tudo para realizá-los. Isso se aplica, por exemplo, ao desenvolvimento de produtos: com “Princess and the Pea”, a DrinkStar tem uma alternativa vegetal ao leite no portfólio pela primeira vez, entrando, assim, em um novo segmento de mercado.

Contudo, mesmo marcas consolidadas como a Frucade precisam ser aprimoradas. “Para descobrir o que os consumidores querem exatamente, usamos vários estudos”, diz Volkmar Goebel, diretor de marketing da DrinkStar. “Justamente para uma marca tão tradicional como a Frucade, é importante estar sempre a par de tendências e desejos dos clientes. É verdade que apostamos há décadas em um design tradicional e na produção regional, mas temos que manter a visão do mercado inteiro”, completa Goebel. Consumidores alemães foram entrevistados online, por telefone ou por escrito, por um renomado instituto de pesquisa de mercado. O resultado deixou o time da Frucade muito feliz: “Frucade – die Heimatlimonade” (Frucade, o refrigerante de laranja nacional) é considerada a marca mais sustentável no setor de bebidas. Particularmente importante para os consumidores são a produção regional, a qualidade dos ingredientes e uma embalagem ecológica. “Vemos que a garrafa retornável é bem aceita”, afirma Roland Bittermann, diretor-executivo da DrinkStar. “O que fazemos há anos está se tornando novamente tendência. Ficamos contentes com o reconhecimento, que entendemos como um elogio dos consumidores.”

O diretor de marketing Volkmar Goebel e o diretor-executivo Roland Bittermann (esq.) acertam em cheio o gosto dos clientes. A foto foi tirada antes da pandemia do coronavírus.


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG

© Symrise All rights reserved 2020