CIÊNCIA & PESQUISA

De olho na bola de cristal

Tendências vêm e vão. Quanto mais rápido forem identificadas, mais cedo a Symrise pode traduzi-las em produtos. Por isso é tão importante registrar e entender esses processos dinâmicos. De preferência, antes mesmo que uma tendência já tenha surgido no meio da sociedade.

Fragrâncias são algo muito subjetivo. Afinal, com elas se vendem emoções. Então, é mais importante ainda tomar o pulso dos consumidores regularmente. Como se sentem? Qual é a fragrância que combina com seu estado de espírito? Do que sentem falta?

Para analisar e descrever tendências antecipadamente entre os consumidores, há dez anos, o Scent & Care Marketing criou sua própria plataforma NXT juntamente com a Consumer and Marketing Insights (CMI). A razão para isso foi a compreensão de que conclusões qualitativas coletadas regularmente pelo Marketing e pela CMI teriam de ser complementadas por quantitativas, baseadas em fatos, para que, por um lado, fosse possível pesar e classificar melhor as tendências, por outro, descrever as chamadas megatendências. Pois elas mudam a sociedade e a cultura a longo prazo. Permanecem, não somem novamente depois de um ano. Desenvolvem-se lentamente. “Quanto mais cedo as identificamos, mais cedo entendemos seu efeito e sua influência sobre o mercado do futuro e podemos agir de acordo”, ressalta Nadine Scholz, Marketing Director, Beauty Care EAME em Clichy. É por esse motivo que os estudos são realizados a cada dois ou três anos.

Especial no atual estudo NXT-ALIVE é a área de negócios e a abordagem suprarregional. “No diálogo com a CMI, surgiu a ideia de elaborar desta vez um estudo que fosse relevante para quase todas as Scent & Care Business Units”, explica Scholz. Assim, no fim de 2018, foi realizado um kick-off meeting em Paris, no qual representantes da Fine Fragrances, Consumer Fragrance com Beauty Care e Home Care, bem como Oral Care e Cosmetic Ingredients estavam presentes. Os objetivos comuns foram definidos. “Foi a primeira vez que um time internacional de verdade trabalhou em um dos estudos. Antes, o comando estava sempre claramente com um time na EAME, geralmente em Clichy”, conta a diretora de marketing. Muriel Schirmeyer-Gabison e Clara Fransioli pela Fine Fragrances, Lucie Antunes pela Cosmetic Ingredients, Jan-Philipp Ruessmann pela Oral Care e Patricia Arnostti pela Consumer & Market Insights prestaram, todos, uma importante contribuição para a elaboração do estudo.

Depois que todas as Business Units foram chamadas a bordo, elas participaram de workshops com apresentações das agências de pesquisa de mercado e tendências GFK e NellyRodi. A NellyRodi movimenta-se principalmente na área de lifestyle. A GFK é uma empresa de pesquisa de mercado de atuação mundial, que realizou 25.000 entrevistas com consumidores em 19 mercados. Ambas as agências forneceram grande parte dos dados primários para o estudo NXT ALIVE. Outra parceira foi a agência de tendências WCSN, que também trabalha globalmente. “Eles publicam relatórios regularmente, breves informações sobre tendências e atualizações, que podemos visualizar e consultar com nossa assinatura online”, diz Scholz.

Foi a primeira vez que um time internacional trabalhou em um dos estudos.

Nadine Scholz, Marketing Director, Beauty Care EAME

PANDEMIA ACELERA TENDÊNCIAS O principal trabalho na avaliação de cada estudo individual, relata Scholz, consistiu em comparar e relacionar as informações qualitativas sobre consumidores e sua motivação, mais baseadas em fatos, com as quantitativas – dados mais voltados para o futuro – para obter um contexto coerente. Isso acarretou um processamento mais longo. A partir dos dados e estimativas disponíveis das três agências parceiras, as Business Units envolvidas desenvolveram um panorama próprio das megatendências dos consumidores, adequada às necessidades de cada setor.

No meio desse processo, veio a eclosão da pandemia. A COVID-19 pôs o mundo de cabeça para baixo e confrontou Nadine Scholz e seus colegas com desafios inesperados. Afinal, faltava pouco para eles apresentarem o estudo pronto.

Nas primeiras semanas após o início da pandemia, fontes diferentes publicaram análises e previsões sobre as possíveis consequências. Em pouco tempo, havia material suficiente para ser comparado com os resultados disponíveis dos estudos. O que chamou a atenção: o coronavírus parece turbinar processos já em andamento. “Megatendências existentes têm sido aceleradas pela pandemia e ganham uma ênfase ainda maior, afirma Scholz.

O resultado do NXT ALIVE são seis perfis de consumidores que serão relevantes para os negócios da Scent & Care Business Units nos próximos anos. E talvez ainda por mais tempo, como explica Nadine Scholz: “Compartilhamos nosso estudo com os colegas da Flavor. Como eles querem muito trabalhar conosco no futuro, vamos ampliar a cooperação interna na Symrise.”


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG


Veja os resultados do estudo aqui: https://t1p.de/SYM-NXTAlive

© Symrise All rights reserved 2020