PRODUTOS & CLIENTES

Naturalmente sustentável

Ingredientes renováveis, poucos resíduos de embalagens, eliminação de testes com animais: é justamente no setor de cosméticos e cuidados que os consumidores fazem questão de mais sustentabilidade. A Symrise quer satisfazer essa demanda dos clientes.

Para manter a visão do mercado e das suas possibilidades, os especialistas da Cosmetic Ingredients usam pesquisas e estudos. O Consumer Study CICS 2018 apontou que 79% dos consumidores no mundo inteiro estão dispostos a pagar mais por produtos fabricados com ingredientes obtidos de forma sustentável. Entre os consumidores, 91% acreditam que produtos naturais são mais seguros – 85% os consideram a melhor solução para problemas de pele. Mais de um terço dos participantes do estudo também declararam conseguir identificar produtos com ingredientes de origem sustentável. ADAPTAÇÃO DA PRODUÇÃO São constatações que ratificam o caminho tomado pela Symrise: a mais ampla substituição de produtos sintéticos por naturais, sustentáveis. “Cuidar das pessoas e do meio ambiente. Esse é o compromisso que nos motiva”, destaca Eder Ramos, Global President Cosmetic Ingredients.

É por isso que no SymControl Kopfhaut, produto desenvolvido para shampoos, condicionadores e tônicos capilares, é usado um ingrediente natural de uma microalga do Mediterrâneo, a Tetraselmis suecica. Essa alga tem a capacidade de se proteger contra efeitos ambientais. “Por meio do estudo desse mecanismo, pudemos verificar que o manitol – um desses osmólitos protetores – também é capaz de normalizar a secreção sebácea do couro cabeludo”, afirma Marcia Paula, Global Product Director Hair Care.

Ou o ingrediente funcional Sym­Effect™ Sun. Ele é inteiramente composto de ingredientes naturais, aumenta a eficácia de filtros UV e o efeito impermeável de protetores solares – o que está comprovado por estudos in vivo.

SymEffect™ Sun permite ao fabricante evitar o silicone e componentes sintéticos no desenvolvimento do protetor solar e reduzir o teor total de filtros UV sintéticos. E tudo isso com apenas um ingrediente. Esse é o próximo passo rumo a um alto grau de sustentabilidade e naturalidade em cosméticos para proteção solar. Ele torna supérfluos tanto a formação de película sintética e à base de silicone como o uso de matérias-primas que aumentam o fator de proteção solar (SPF). Além disso, SymEffect™ Sun é compatível com diversos espessantes naturais, ajudando a evitar espessantes à base de microplásticos e a aumentar os ingredientes naturais usados em receitas de protetores solares conforme a norma ISO 16128. Como todos os ingredientes do SymEffect™ Sun são biodegradáveis, o produto representa um caminho ecológico para que muitos aspectos das emulsões de proteção solar sejam aprimorados. Recentemente, o SymEffect™ Sun recebeu até mesmo o 1º prêmio nos BSB Innovation Awards na categoria “Functionals”, o que fortalece a estratégia da Symrise de impulsionar a sustentabilidade como elemento do modelo de negócios.

A consequência disso: ao todo, quatro Business Units da Cosmetic Ingredients estão trabalhando nessa implementação. “Cada Business Unit decide por conta própria quais serão as medidas para implementar essa estratégia”, explica Marie-Pascale Rogier, Global Project Leader Nagoya, Natural Sourcing & Sustainability. “Nem toda Unit tem produtos e clientes que se assemelham – assim, as possibilidades também diferem.”

Algas e amoras alpinas estão entre as matérias-primas naturais que a Cosmetic Ingredients usa em seus produtos.

O desejo por mais sustentabilidade não é apenas uma tendência.

Marie-Pascale Rogier, Global Project Leader Nagoya, Natural Sourcing & Sustainability


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG

© Symrise All rights reserved 2020