PRODUTOS & CLIENTES

Perfumaria e arte unidas

A Symrise está criando um novo lar para a criação de perfumes, o Appartement Étoile, no coração de Paris. Nele, a cooperação com os clientes deverá ser fomentada; ao mesmo tempo, o recém-criado Fine Fragrances Hub dedica-se à criação artística e à inovação.

Nenhum outro lugar de Paris capta melhor a atmosfera incomparável da cidade do que o famoso Arco do Triunfo, na extremidade oeste dos Champs Elysées, no centro da antiga Place de l‘Étoile. Nesse bairro, as marcas de luxo mais exclusivas do mundo estão em casa – e, agora, também o Fine Fragrances Hub da Symrise. Como complemento da unidade da Symrise em Clichy, o Appartement Étoile corresponde à estratégia de três pilares da Scent & Care: “Promover os talentos dos colaboradores, reinventar a criatividade e valorizar a arte da perfumaria.”

UM “LAR” ESTRATÉGICO NO CORAÇÃO DE PARIS A área de negócios Fine Fragrances antes estava instalada em um distrito industrial ao norte de Paris, o que trazia uma série de dificuldades para os processos de desenvolvimento de produtos e para a competitividade. “Nosso laboratório está localizado em Clichy, um subúrbio de Paris. Mas tanto os nossos clientes como alguns dos nossos concorrentes têm suas sedes no centro da cidade, o que não era ideal nem para nosso trabalho diário nem para a cooperação com os clientes”, explica Ricardo Omori, SVP Fine Fragrances.

L’Appartement Étoile é um argumento de venda – tanto para nossos clientes como também para novos talentos.
Ricardo Omori, SVP Fine Fragrances

O desenvolvimento de uma fragrância para a perfumaria fina requer várias etapas de coordenação com o cliente. Somente para dar uma ideia: uma fragrância que ficou pronta recentemente foi enviada para lá e para cá cerca de noventa vezes até ser entregue para a liberação. “Nossos concorrentes já mudaram para o centro da cidade há muitos anos, transferindo todos os seus escritórios e laboratórios para lá. Com o Appartement Étoile, agora criamos um espaço que tem localização estratégica perfeita e é, ao mesmo tempo, mais barato.” Reuniões e a coordenação com o cliente agora podem ocorrer em tempo real e na atmosfera de proximidade desse local. O perfumista envolvido em um determinado projeto encontra o cliente diretamente no laboratório. Lá, trabalham juntos em uma fragrância buscando desenvolver uma solução sob medida e encurtar o processo de desenvolvimento e coordenação.

Depois de muitos anos de planejamento do conceito, ele foi finalmente proposto no fim de 2019 e autorizado em janeiro de 2020. Os contratos de locação para o Appartement foram assinados em fevereiro, ainda antes que a eclosão do coronavírus fosse declarada uma pandemia. Os trabalhos tiveram, então, de ser adiados para maio. Em 22 de julho, o Appartement Étoile finalmente abriu os seus portões.

Localizado em um prédio singular em estilo Haussmann, o Appartement possui uma sala aconchegante, íntima, e oferece uma vista estonteante para o Arco do Triunfo. A arquiteta de interiores francesa-israelense Deborah Prasquier criou um espaço contemporâneo que une design tradicional e moderno. Como já bem conhecido em cozinhas modernas, o conceito aqui também enfoca “a cozinha” como o coração do espaço – na forma de um laboratório tradicional de vidro, acessível de todas as salas de reuniões vizinhas.

Aliás, a Symrise não foi o único candidato ao apartamento. Mas o conceito ímpar dos colegas da Fine Fragrances convenceu os senhorios.

O Appartement Étoile não é só visualmente imponente, aqui também se trabalha em um laboratório altamente moderno.

image

Always inspiring more…

A Symrise está se mudando para uma nova unidade, com vista para o Arco do Triunfo. Nela, o desenvolvimento de fragrâncias e a criatividade artística unem-se para gerar experiências únicas.

UNINDO DISCIPLINAS Appartement Étoile funcionará também como um local íntimo, inspirador e compartilhado, dedicado à promoção da cultura olfativa e das artes criativas. A inspiração para isso vem do projeto da publicação “A World Tour Through Scent”, de 2018, do qual participaram jornalistas da revista “Nez” e fotógrafos do coletivo “Tendance Floue”, que documentaram as excursões dos perfumistas ao redor do globo. “Foram formados grupos de três artistas cada, que serviram como fonte de inspiração mútua. Nós descobrimos que esse era um instrumento poderoso para inspirar tanto nosso time como também nossos clientes. É realmente impressionante quando reunimos diversas formas de arte”, diz Catherine Dolisi, Marketing Director, Fine Fragrances EAME.

Com base nessa experiência, um outro elemento-chave do Appartement Étoile é o novo conceito de desenvolvimento de fragrâncias associado à arte e a outros programas culturais exclusivos. Essa ideia foi testada pela primeira vez na noite de inauguração. No evento, houve um concerto de música erudita apresentado pelo premiado Trio Chausson. Os perfumistas Maurice Roucel, Annick Ménardo, Emilie Coppermann, Aliénor Massenet, Pierre-Constantin Gueros, Alexandra Carlin, Marine Ipert e Suzy Le Helley criaram juntos, então, a fragrância característica do Appartement Étoile – inspirada na contraposição, no contraste entre a música erudita e a arquitetura contemporânea do próprio espaço.

A primeira cooperação artística também foi implementada nesse evento. O polivalente artista urbano e ativista Skio fez uso de uma moderna versão do clássico instrumento da destilação de perfumes, o alambique, para criar com ela uma obra de arte realmente contemporânea. “A ideia consiste em montar uma rede de jovens artistas inspiradores e envolvê-los no processo de fabricação de perfumes”, explica Catherine Dolisi.

A intimidade, a calma e a aura do espaço também servirão de playground criativo para os perfumistas da Symrise. Juntamente com seus assistentes, eles estão convidados a realizar sessões criativas uma vez por semana no laboratório do hub. Um método particularmente frutífero na fase inicial do desenvolvimento de fragrâncias, o chamado starting point, no qual matérias-primas e fórmulas são criadas. “Como fabricante, nós nos tornamos tão industriais com nossos grandes laboratórios e máquinas”, explica Ricardo Omori. “Queremos resgatar a arte da perfumaria – e é isso que gostaríamos de alcançar com o Appartement Étoile.”


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG


No canal do Instagram da Fine Fragrances, você encontra notícias sempre atualizadas sobre os acontecimentos locais: www.instagram.com/finefragrancestories_bysymrise

É realmente impressionante quando reunimos diversas formas de arte.
Catherine Dolisi, Marketing Director, Fine Fragrances EAME

© Symrise All rights reserved 2020