MERCADO & TECNOLOGIA

Uma nova forma de cooperação

Symrise apoia food startups e adquire visão privilegiada desse cenário

A KitchenTown foi fundada em 2014, em São Francisco. Desde 2019, a KitchenTown tem sede em Berlim, na Mollstrasse. Eventos são realizados lá regularmente.

Para startups, da ideia de negócio até o produto pronto para o mercado, o caminho é frequentemente caro, árduo, desgastante e, sobretudo, dura anos. Muitos fracassam apesar de terem ideias geniais. Para evitar isso, há alguns anos, incubadoras de startups dão uma mão a jovens empresas do setor de tecnologia. Agora esse modelo também existe no setor de alimentos: KitchenTown Berlin ajuda mentes criativas a transformar suas ideias em produtos de sucesso no mercado.

O KitchenTown “Maker Space”, que fica perto da Alexanderplatz em Berlim, é um espaço de coworking, cozinha de testes e mini-fábrica em um só. Desde a sua inauguração, em novembro de 2019, a KitchenTown Berlin já recebeu a bordo mais de 30 empresas parceiras. Algumas delas dedicam-se a novas matérias-primas e processos, outras trazem sua experiência com marcas de bens de consumo ou se estabeleceram com modelos Direct-to-Consumer. A Symrise disponibiliza seu know-how em matéria de sabor e sua implementação técnica, como único fabricante de aromas do projeto. As startups conseguem acesso a inovações, mas também a especialistas que auxiliam no desenvolvimento de aplicações. Dessa maneira, as jovens empresas podem aproveitar de forma direcionada os ingredientes naturais, tecnologias e processos da Symrise. “As startups se beneficiam com o nosso know-how, enquanto nós, em contrapartida, já estamos hoje com um pé nas categorias de produtos de amanhã”, diz Regine Lueghausen, VP Global Marketing Flavor Division.

Jan Eckhardt, da Symrise, com o cofundador da Kitchen Town, Lucas Neuss, e Katharina Rütze, desenvolvedora de produtos da KitchenTown.

Muito recentemente, ficou claro como é a dinâmica que a combinação entre caminhos rápidos no “Maker Space” e expertise de parceiros externos como a Symrise pode desenvolver. Um jovem empresário percebeu durante uma viagem aos EUA, no fim de 2019, que cada vez mais bebidas da nova categoria de refrigerantes com baixo teor alcoólico estavam sendo lançadas no mercado americano: bebidas estimulantes, levemente alcoólicas, com ingredientes naturais e notas frutadas de sabor, mas praticamente sem açúcar e calorias. O que ele planejou: desenvolver uma bebida alcoólica mista semelhante especialmente para o mercado alemão.

Como a tendência dos sabores naturais em bebidas geladas se delineava, a Symrise antecipou-se a ela e, de modo proativo, já acumulou aí ampla expertise. A start-up também saiu ganhando. No fim do ano, o pequeno grupo começou a trabalhar no KitchenTown de Berlim e, em janeiro de 2020, a KitchenTown intermediou o contato com os especialistas em bebidas da Symrise em Nördlingen, na Baviera.

Ainda no mesmo mês, os fundadores foram a Nördlingen para um workshop de desenvolvimento, que incluiu a degustação das primeiras criações próprias.“O bom disso: em vez de uma espera de semanas, houve um feedback imediato sobre as ideias”, esclarece Sylvia Hini, Technical Manager, Beverages EAME. Com base nos comentários dos degustadores, os protótipos da nova bebida foram otimizados imediatamente e in loco com aromas da Symrise. Depois do workshop, o ritmo continuou igual: em fevereiro, houve o ajuste fino até que as receitas finais com aromas naturais e uma solução natural da Symrise para balanceamento do sabor estivessem prontas. Em março, o primeiro lote de bebidas foi envasado, logo depois começou o live shopping. Na verdade, as vendas online foram determinadas somente pela pandemia do coronavírus, mas acabaram se mostrando uma decisão acertada. Uma semana depois do início das vendas online, o primeiro lote já estava esgotado. Os fundadores não imaginavam que teriam de ampliar sua capacidade de produção tão rapidamente.

Com o apoio da KitchenTown Berlin e da Symrise, em menos de um ano, uma ideia virou um novo produto de sucesso. Em breve, o novo refrigerante com baixo teor alcoólico estará disponível não apenas online, mas também em supermercados seletos, em distribuidores de bebidas e, claro, em bares. E esse é só o começo. Muitas outras startups promissoras estão ansiosas pela oportunidade de trabalhar em parceria com a Symrise.


Saiba mais sobre o Food Incubator aqui: www.kitchentown.de

© Symrise All rights reserved 2020