MERCADO & TECNOLOGIA

Venha para minha casa

A Symrise e a Unilever estão elevando sua parceria a um novo patamar. No coração do Unilever Foods Innovation Centre, os especialistas da Flavor instalaram um laboratório de inovação. Isso significa uma troca mais intensa, proximidade da pesquisa, caminhos mais curtos e entendimentos mais rápidos.

Onde nascem as melhores ideias? Lá, onde pessoas de áreas diferentes com reconhecido conhecimento especializado se unem, pessoas que têm uma paixão em comum, um objetivo em comum. Um lugar tão criativo assim pode ser visitado na Wageningen University & Research, na Holanda. É lá que se encontra, no Food Campus, o centro de inovação “Hive” da Unilever, onde a fabricante de bens de consumo e a Symrise estão praticando uma nova forma de parceria desde junho. “Com essa proposta, nossas empresas podem se encaixar de maneira ideal e desenvolver novos produtos juntas, com criatividade e eficiência”, diz Heinrich Schaper, presidente da Flavor Symrise. “Além disso, nós nos beneficiamos aqui com a expertise científica dos melhores pesquisadores de alimentos do mundo.”

CAMINHOS CURTOS Atrás do modelo integrado de negócios, existe um plano voltado para o futuro, que alça a relação comercial dos parceiros a um novo patamar. A Unilever fundou o centro de inovação e a Symrise está presente nele com um laboratório próprio, uma cozinha para aplicações e salas de reunião, ocupando, ao todo, 120 metros quadrados. “A unidade conjunta em Wageningen fomenta nossa capacidade de inovação”, afirma, com convicção, Gérald Delettré, Vice President Global Account Unilever Group. Ela é quase um departamento externo. Essa forma de cooperação é parte de um “ecosystem approach”, como a Unilever a chama: vários parceiros trabalham em espaços diretamente próximos. “E, como flavor house, fazemos parte disso”, destaca Christoph Götzel, Global Account Director Unilever Foods. “Antes, desenvolvíamos nossas ideias de produtos nos nossos próprios laboratórios de aplicação em Holzminden e, depois, as apresentávamos ao cliente na empresa dele ou na nossa. Agora, temos quase todos os produtos de venda para a Unilever aqui no local”, completa Marian Kempf, Business Support Unilever Foods.

A unidade conjunta em Wageningen fomenta nossa capacidade de inovação.

Gérald Delettré, Vice President Global Account Unilever Group

Para as atividades diárias, isso significa caminhos curtos e encontros pessoais. Quando um colega da Unilever quer uma amostra, ele só precisa bater na porta. Os Symrisers vão buscá-la no armário, podem já entregar uma dosagem a ele e informar o valor. “Dependendo do caso, nós até a aplicamos nós mesmos na nossa cozinha e depois degustamos também”, ressalta Bastian Bauer, Regional Key Account Manager Unilever Foods EAME. “Algo assim, antes, não era possível de jeito nenhum.”

O projeto em conjunto com “The Vegetarian Butcher” é um exemplo que ilustra muito bem essa nova forma de cooperação. A empresa faz parte do universo Unilever e produz, entre outros, hambúrgueres e nuggets de frango veganos. Agora, quer criar um hambúrguer com uma nova nota de churrasco. O key account team que trabalha com Christoph Götzel, Bastian Bauer e Marian Kempf alinha-se inicialmente com os especialistas em aplicação e uma aromista para entender melhor o briefing e esclarecer dúvidas pendentes.

Além disso, o cliente enviou um hambúrguer cujo sabor se aproxima do desejado. Houve ainda informações sobre a dosagem e a faixa de valor na qual o aroma pronto deveria se manter. “Isso tudo tem de estar claro antes que o nosso trabalho comece”, esclarece Marian Kempf. Depois da degustação da primeira amostra final do produto, quando todos ficaram satisfeitos, os especialistas da Flavor se encontraram com os experts da Butcher para um workshop no “Hive”. Lá, as amostras preparadas em Holzminden foram degustadas pelo cliente. “Logo recebemos os comentários e pedidos de modificação e pudemos adaptar as amostras a eles imediatamente”, explica Kempf. Após a primeira, houve ainda uma segunda e uma terceira rodada de degustação – seguindo o mesmo procedimento. Tudo no mesmo dia. Bastian Bauer esclarece: “Algo que pode ser recebido e implementado em alguns minutos, algumas horas, torna os processos muito eficientes”. Além da economia de tempo e custos, dessa forma, os produtos podem ser lançados muito mais rápido no mercado.

Os desenvolvedores de produtos da Vegetarian Butcher degustaram e otimizaram as soluções da Symrise em seus produtos diretamente no local.

Intro Clip Unilever Team for Wageningen

APRENDENDO UNS COM OS OUTROS “Esse novo `way of working´ é mesmo um marco da nossa parceria de anos”, resume Gérald Delettré. E Christoph Götzel complementa: “Nós agimos com o cliente em um patamar completamente diferente. Se alguém vem até nós para buscar alguma coisa, aí conversamos também sobre outros projetos atuais, prospectando possibilidades para outras parcerias.” Tudo isso faz parte, afinal, da proposta do “Hive”.

A concentração de conhecimento especializado e criatividade no campus é ideal para promover um trabalho intersetorial de desenvolvimento e de projetos relacionados a grandes temas da atualidade, como proteção climática, eliminação de resíduos de alimentos ou combate à obesidade e à subnutrição. E o foco está também na redução de açúcar e sal em alimentos, campo, por exemplo, em que pesquisadores da Symrise e da Unilever se unem para desenvolver ideias inovadoras de produtos.

A Symrise também organiza training sessions sobre diversos temas para desenvolvedores de produtos da Unilever. Em junho, uma aromista explicou qual é o verdadeiro segredo dos aromas. Ou o que significa análise sensorial e quais sabores existem. Foram apresentados os critérios com os quais o sabor tem de ser descrito, para que aromistas e técnicos de aplicação possam trabalhar objetivamente. “O sabor me agrada ou não me agrada não é suficiente”, diz Bauer.

Em setembro, os training sessions abordaram detalhadamente temas ligados à sustentabilidade. A cebola e a baunilha, entre outros, serviram de exemplo para mostrar como tanto os produtores quanto os clientes e consumidores se beneficiam com soluções sustentáveis. Atualmente, essas training sessions acontecem virtualmente, mas no futuro deverão ser oferecidas também no formato de evento presencial.

Talvez a nova forma de cooperação também seja possível com outros clientes. A ideia é que a troca de conhecimento com clientes e instituições de pesquisa em uma unidade conjunta transforme-se em um modelo de sucesso. Com a Unilever, o modelo integrado já está funcionando. “É verdade que nós ainda estamos no início do desenvolvimento. Mas em compensação, a meu ver, muitas vantagens dessa cooperação já se tornaram visíveis”, conclui Gérald Delettré.

O que é o modelo integrado?

JOHN TRIGGS, SENIOR VICE PRESIDENT - GLOBAL ACCOUNTS, RESPONDE PERGUNTAS SOBRE O NOVO MODELO DE NEGÓCIOS

1 Qual a importância dessa abordagem para a área de desenvolvimento da Flavor? O modelo de negócios integrado é extremamente importante para nosso relacionamento com a Unilever. Ele fomenta nossos esforços por uma cooperação de companheirismo com nossos clientes. Essa filosofia também é compartilhada pela Unilever: estar juntos diretamente no local é uma vantagem inacreditável. Temos muita influência e podemos expandir e impulsionar nossa cooperação na área de alimentos.

2 Como essa abordagem muda o relacionamento tradicional com o cliente? Trata-se de modos de trabalho integrados e de uma cooperação ainda mais próxima. Estar na unidade de Wageningen ajuda a Symrise a colaborar ainda mais. Isso nos leva, finalmente, para mais perto da cadeia de valor da Unilever e das suas marcas, representando uma ampliação integral das suas possibilidades de desenvolvimento. Somos parte da família.

3 O conceito pode ser transposto para outras áreas? Sim. Já há exemplos nos quais desenvolvemos novos modelos de cooperação com vários clientes globais Key Account (GKA). Recursos integrados, cooperação mais estreita e rapidez na execução confirmam que esses modos de trabalho provocam uma mudança no atendimento aos nossos GKA. Pode-se afirmar com razão que a confiança e as capacidades da Symrise possibilitam tal evolução. E isso não se limita à Flavor. Importante é que a decisão por um modelo integrado seja uma empreitada conjunta, na qual objetivos comuns e esforços pelo crescimento sejam a essência de uma parceria duradoura.


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG


Veja um panorama de 360 graus da nova locação aqui: https://t1p.de/SYM-Hive360

© Symrise All rights reserved 2020