CIÊNCIA & PESQUISA

A revolução ­olfativa dos vegetais

Perfume com aroma de aspargos ou alho-poró? Com Garden Lab, Fine Fragrances e a DIANA Food estão revelando um mundo de novas fragrâncias. Com a tecnologia SymTrap®, isso é possível.

CIÊNCIA & PESQUISA

A revolução ­olfativa dos vegetais

Perfume com aroma de aspargos ou alho-poró? Com Garden Lab, Fine Fragrances e a DIANA Food estão revelando um mundo de novas fragrâncias. Com a tecnologia SymTrap®, isso é possível.

Qualquer coisa que tenha cheiro pode ser interessante para um perfumista!” Isso foi o que ouviu Catherine Dolisi, diretora do Fine Fragrances Marketing para a Europa, durante uma conversa entre a perfumista da Symrise, Alexandra Carlin, e o Nutrition President, Dr. Jean-Yves Parisot. Essa frase marca o início de uma história de sucesso. Porque por trás dela existe uma cooperação nunca antes vista na Symrise. Segundo o lema “A inspiração para criar uma única nota, ou uma fragrância inteira, pode vir de qualquer lugar. Basta estarmos abertos a isso ”, Carlin estava fascinada pela ideia de abrir uma porta para uma dimensão olfativa completamente nova na perfumaria por meio da utilização de aromas naturais dos vegetais. Juntamente com Leslie Gauthier, que chegou a escrever sobre o assunto no seu trabalho de conclusão da escola de perfumaria da Symrise, Carlin deu continuidade ao assunto. A ideia do Garden Lab havia nascido.

FRAGRÂNCIAS DE SUBPRODUTOS Garden Lab é uma nova coleção de fragrâncias feita de (até o momento) aspargos, alcachofra, alho-poró, couve-flor e cebola, que surpreendentemente expande o arsenal de fragrâncias clássicas da perfumaria. O departamento de nutrição da DIANA Food e os perfumistas da Fine Fragrances trabalham em conjunto nessa produção. Com o Garden Lab, a DIANA Food e a Symrise encontraram uma forma inovadora de usar subprodutos da produção de alimentos e deles destilar novas notas de fragrâncias completamente naturais.

O Garden Lab está nos ­revelando ­horizontes ­olfativos ­completamente novos.
Alexandra Carlin, perfumista

A tecnologia SymTrap, patenteada pela Symrise em 2008, desempenha um papel importante aqui. É um processo ecologicamente correto e sustentável com o qual se pode extrair essências naturais com aromas autênticos de plantas, frutas ou, justamente, legumes. Elas são impressionantemente semelhantes aos das plantas, frutas e legumes dos quais derivam. O que não parece nada espetacular à primeira vista é, de fato, uma verdadeira revolução no setor de fragrâncias. “Graças à tecnologia SymTrap, as moléculas voláteis com maior teor de odor são recuperadas nos primeiros minutos após o cozimento dos vegetais, de modo que obtemos essências o mais próximas possíveis das naturais. Até agora, não era possível extrair óleos perfumados de frutas ou legumes. Agora é diferente ”, explica Dolisi. Resumindo: a tecnologia cria notas olfativas que até hoje, na perfumaria, só podiam ser produzidas sinteticamente.

O fato de produtos químicos não serem necessários neste processo reforça a sustentabilidade da tecnologia. De acordo com Dolisi, os clientes da Symrise estão tão impressionados quanto surpresos com as cinco primeiras fragrâncias da coleção Garden Lab. “Eles adoram a qualidade e a visão criativa da coleção”, diz Dolisi. O mundo da perfumaria está pronto para a tendência dos legumes. Um dos maiores clientes da Symrise já reservou dois ingredientes do Garden Lab para uma nova coleção de fragrâncias que deve chegar ao mercado em 2021. E esperamos que continue assim.


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG

© Symrise All rights reserved 2020