MERCADO & TECNOLOGIA

Crescer com segurança

A Ásia-Pacífico é uma região em crescimento. Lá, a Symrise está ampliando firmemente sua posição de mercado, ao mesmo tempo em que continua a desenvolver suas medidas de segurança: para a proteção dos colaboradores, da produção e do meio ambiente.

Sessenta por cento da população mundial vive na Ásia. Nos últimos anos, a Symrise posicionou-se bem na Asia Pacific, que já é a região de crescimento mais rápido da Symrise Flavor. Mas como conciliar crescimento vertiginoso, expansão da infraestrutura e segurança no local de trabalho? “O segredo é o empenho de todos, começando pelos gestores”, ressalta Sean Ginty, vice-presidente da Supply Chain APAC. Transparência ao lidar com incidentes é da maior importância. É somente com a divulgação imediata e a investigação das causas que se consegue a sensibilização a respeito e se reduz a probabilidade de que acidentes semelhantes ocorram novamente. “Até que não haja mais acidentes”, complementa Ginty. Para alcançar esse objetivo e motivar os colaboradores a notificar riscos para a segurança, foi introduzida na região uma série de ferramentas EHS (Environment, Health and Safety). Agora, eles podem notificar qualquer problema por meio do seu celular ou computador e também anexar fotos. Em seguida, os respectivos responsáveis avaliam os casos.

“Desde que implementamos essa ferramenta digital de notificação de riscos, os colaboradores participam mais ativamente”, resume Ginty. Em outubro de 2020, o time da APAC enviou 63 vídeos para o concurso do Dia da Segurança. Um ano antes, foram apenas 19. Isso mostra a importância do tema segurança e o empenho de todos por ele. O MAQ – o número de acidentes por um milhão de horas de trabalho – da região APAC era 2,8 em 2017. Dois anos depois, chegou a 0. E, este ano, estava em 0,5 até setembro. Afinal, segundo Ginty, trata-se, além das estatísticas, de uma melhoria contínua. “É extremamente importante quão bem reagimos a acidentes que por pouco não aconteceram. Isso inclui iniciar imediatamente um processo de investigação e garantir que os resultados e as contramedidas adotadas na unidade, na região e, por fim, na empresa, se tornem conhecidas e sejam implementadas”, explica Sean Ginty. Essa abordagem proativa é um importante passo para a prevenção de acidentes.

Com nossa estratégia, estamos alcançando os objetivos de crescimento da APAC.

Heinrich Schaper, President Flavor Divison

FOCO NA REGIÃO ÁSIA-PACÍFICO


Asia Pacific é uma região prioritária para a Symrise e, especialmente, para a Division Flavor, já que um forte crescimento lá ainda é esperado para os próximos anos. Além disso, a Symrise ocupa a posição de liderança nos mercados dessa região. “Pela curva de crescimento permanentemente ascendente, podemos ver que, com nossa presença de mercado, nossa capacidade de inovação, competência e credibilidade, estamos exatamente onde queremos estar. Isso faz da nossa empresa um ímã de talentos”, diz Lionel Flutto, President, Flavor APAC. Há muitos anos, Singapura é o centro de toda a indústria de aromas da Ásia. “Por essa razão, era lógico para nós ampliarmos nosso escritório no país, em 2017”, acrescenta Flutto. É o coração de uma sólida rede de unidades da Flavor distribuídas na China, Índia, Indonésia, Tailândia, Filipinas e Vietnã. Atualmente, 870 colaboradores trabalham na região. Entre eles, 71% têm entre 30 e 49 e 18%, entre 50 e 62 anos. Mais da metade (60%) são homens.

A curva sempre ascendente de crescimento nos mostra que nossa estratégia está correta.
Lionel Flutto, President, Asia Pacific sobre a região e os investimentos

CRESCIMENTO E INVESTIMENTO


Flavor APAC aposta em três pilares para crescer: Decode, Design e Deliver. Decode representa um profundo conhecimento dos mercados, das marcas, bem como dos consumidores. “Assim, podemos procurar os clientes ativamente e apresentar-lhes soluções de produtos”, esclarece Lionel Flutto. Design tem a ver com criações de sabores de primeira categoria e aplicações, apoiadas em uma plataforma regulatória sólida e um cálculo preciso de custos, buscando a obtenção de conhecimentos sensoriais. Em Deliver, o foco está em cadeias de suprimentos aperfeiçoadas, que agem rapidamente. “Os clientes têm de ficar satisfeitos com nosso atendimento. Isso diz respeito, por exemplo, à elaboração de documentos e amostras ou a nossas ofertas de preços. Cada um desempenha um papel importante para impulsionar continuamente o sucesso na APAC”, afirma Flutto.

A estratégia de crescimento também envolve inúmeros investimentos – entre eles, a ampliação da área de análise para o time de segurança dos alimentos na filial de Singapura. Na China, 50 milhões de euros foram investidos na nova unidade de Nantong, sendo que a Flavor e a S&C arcaram cada uma com metade dos custos. Em Xangai, houve um investimento de 2,5 milhões de euros nas áreas de desenvolvimento de produtos, análise, laboratórios de aplicação, em instalações de análise sensorial, uma nova cozinha para demonstrações e novos escritórios. As unidades nas Filipinas e na Tailândia receberam cada uma mais de meio milhão de euros para novos laboratórios e suas tecnologias, assim como para os escritórios.

A cidade chinesa de Nantong é um centro da indústria de alimentos. Lá, a Symrise investiu 50 milhões de euros na construção de uma nova produção de aromas e fragrâncias.

Os processos padronizados têm efeitos positivos para a eficiência e a produtividade.
Rakesh Mishra, Regional Director, QA/QC sobre o SAP na análise
Com o FS-Online-Tool, vamos acertar de primeira mais vezes.
Dirk Schrader, Technical Director Sweet & Beverage & Regional Portfolio e Product Management Director sobre a biblioteca online

TECNOLOGIA E INOVAÇÕES


Sucesso e crescimento precisam também de mentes inteligentes que trabalhem na melhoria das operações e processos. O time do controle de qualidade, por exemplo, automatizou suas operações e deu o primeiro passo rumo ao escritório sem papel por meio da digitalização das informações. Assim, os dados dos equipamentos de análise são transmitidos diretamente para o sistema SAP. “Os processos padronizados têm efeitos positivos para a eficiência, a produtividade e a pegada ecológica”, diz Rakesh Mishra, Regional Director, QA/QC. Além disso, o time APAC está aprimorando outras transações do SAP para evitar que dados internos e externos dos laboratórios tenham de ser impressos em planilhas de QC. “Dessa forma, podemos reduzir, ao mesmo tempo, o índice de erros forçosamente relacionado à documentação manual”, destaca Mishra. A instalação de uma biblioteca online com os sabores mais bem-sucedidos, a FS Collection, ilustra como sinergias são identificadas e aproveitadas na empresa. “Ela ajuda os colaboradores de vendas a encontrar e encomendar com facilidade e rapidez os aromas que melhor satisfaçam as necessidades do cliente”, assegura Dirk Schrader, Global Initiative Director, Encapsulation Flavor. Na biblioteca, cada sabor ainda recebe uma avaliação de mercado por mês, para que se possa determinar com antecedência as chances comerciais. “Com essa ferramenta, vamos acertar de primeira mais vezes e melhorar nitidamente a celeridade e a eficiência do nosso processo de atendimento do pedido”, prevê Schrader, esperando “margens de lucro mais altas e uma satisfação do cliente ainda maior”.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COLABORADORES


O maior capital são os talentos. Eles são indispensáveis para que os objetivos de crescimento sejam alcançados futuramente. “Investimos muito em formação e desenvolvimento nos últimos três anos. E, na situação atual, não há melhor investimento que o fomento do desenvolvimento pessoal dos nossos colaboradores”, diz Debbie Soh, Regional Talent Developement Manager. Afinal, os mercados mudam em ciclos cada vez mais curtos. Para poder continuar jogando na primeira divisão, a Flavor aposta em novos talentos e no fomento de diversos grupos de colaboradores. Há programas de treinamento para jovens lideranças e outros funcionários. E o E-Onboarding-Program APAC Flavor foi desenvolvido e implementado para integrar novos colegas aos métodos de trabalho e gerar possibilidades de networking. Desde o segundo trimestre de 2020, a Flavor APAC já implementou três novos modelos de aprendizagem online: SafetyHub portal, que oferece uma ampla gama de vídeos de treinamento sobre segurança no local de trabalho; o LinkedIn Learning, com uma grande variedade de cursos que podem ser frequentados a qualquer momento; e o SymLearning, uma plataforma de e-learning em nuvem da Symrise, baseada na plataforma SAP Enable Now. Ela oferece materiais de treinamento sobre produtos e processos, sobre a cultura corporativa e até mesmo conteúdos específicos relacionados à segurança para determinadas unidades.

Não há melhor investimento que o desenvolvimento pessoal dos colaboradores.
Debbie Soh, Regional Talent Development Manager sobre capacitação de pessoal

Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG

© Symrise All rights reserved 2020