PRODUTOS & CLIENTES

Expertise para dentro e para fora

Uma área de negócios central da Tesium é a segurança. Uma expertise que é uma grande vantagem competitiva, oferecida pela subsidiária da Symrise também a empresas de fora do grupo. A carteira de clientes da Tesium inclui companhias como August Storck, Covestro, Henkel e Stiebel Eltron.

Consultoria no cliente AHW, empresa de coleta de resíduos de Holzminden: Holger Paetz (esq.) e Knut Runge, encarregado de segurança na AHW, no galpão de pré-triagem de lixo em Holzminden

Telefone para Stefan Schwarze. Do outro lado da linha, quem entra em contato é o diretor-executivo de um fabricante de cosméticos que já é cliente da Symrise. O atendimento ao cliente da Symrise lhe recomendou os modelos de segurança corporativa da Tesium. Ele quer aproveitar seus benefícios. “Essa é a forma ideal de chegarmos até nossos clientes”, diz Schwarze, que cuida de Vendas e Marketing na Tesium. De fato, desde 2006, a subsidiária da Symrise de tecnologia, segurança e meio ambiente está autorizada a oferecer seus serviços também externamente. “Isso se baseia em uma decisão da Diretoria”, afirma Kai Wedding, Diretor de Vendas e Marketing da Tesium. “Assim, temos a oportunidade de mostrar que somos autônomos e competitivos.” E, claro, a Symrise também sai ganhando. Afinal, quando os colegas vão para fora como especialistas, sempre aprendem algo a mais. E esse aprendizado beneficia a Symrise. “O conjunto não é uma via de mão única. E é realmente por causa dessa curva de experiência que obtemos tanto êxito”, constata Wedding. Trata-se, por um lado, de projetos de instalações e técnicos especialistas em medição, controle e regulação. Em segundo lugar, da expertise em temas ligados à segurança, e a terceira área abrange as oficinas como um todo. “Diferentemente de um mero escritório de engenharia, aprendemos na Symrise a importância da proximidade operacional”, ressalta Kai Wedding. “Isso nos torna bem-sucedidos também fora do grupo, pois nos fornece um imenso background prático, operacional, com o qual nos beneficiamos.” Como os negócios externos têm alcançado muito sucesso há anos, foi possível contratar mais colaboradores, o que, ao mesmo tempo, aumenta a flexibilidade da empresa em relação à Symrise.

No campo da segurança, há dois modelos de atividades que a Tesium oferece externamente: um é o suporte técnico em segurança prestado por especialistas em segurança do trabalho com base em um contrato de prestação de serviços. Quando há uma ampliação operacional, uma nova instalação, novos materiais ou processos, os especialistas em segurança logo são incluídos no projeto – de preferência, ao longo de todo o processo de planejamento, incluindo o início da operação. O suporte é realizado integral ou parcialmente durante um espaço de tempo. Por outro lado, os especialistas em segurança do trabalho também assumem projetos isolados como consultores. Assim, possibilitam que o empresário esteja apto a cumprir todas as normas de segurança, conforme as regulamentações. “Fazemos sempre um planejamento com proximidade operacional. Isso constitui, por assim dizer, nossa própria identidade. Seguindo nosso lema ‘Down to Detail’, nossa aspiração é conduzir o projeto ao sucesso de forma minuciosa e individualizada para e com o cliente”, destaca Wedding. “Aí é necessário ouvir com muita atenção. É necessário saber do que a empresa precisa e nos comunicarmos ao longo de toda a duração do projeto”, completa Schwarze. Quando Stefan Schwarze e Kai Wedding recebem os pedidos, eles verificam quais dos quase 270 colaboradores poderiam assumir o trabalho. “Isso requer um ajuste muito exato”, afirma Wedding, já que todos os colegas têm algo a fazer para a Symrise ou Symotion. O que vale, portanto, para cada novo negócio é o seguinte: confirmações só podem ser dadas quando as tarefas pendentes e o cronograma estiverem resolvidos. Não será diferente com o pedido do fabricante de cosméticos.


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG

© Symrise All rights reserved 2020