CIÊNCIA & PESQUISA

Segurança dos produtos em foco

Em parceria com a Faculdade de Engenharia de Segurança da Universidade de Wuppertal, a Symrise realiza pesquisas na área de inflamabilidade de substâncias aromáticas em pó. Os resultados são agregados ao desenvolvimento de produtos. O objetivo: tornar mais seguro o manuseio dos produtos.

CIÊNCIA & PESQUISA

Segurança dos produtos em foco

Em parceria com a Faculdade de Engenharia de Segurança da Universidade de Wuppertal, a Symrise realiza pesquisas na área de inflamabilidade de substâncias aromáticas em pó. Os resultados são agregados ao desenvolvimento de produtos. O objetivo: tornar mais seguro o manuseio dos produtos.

Com 2 gramas de aroma de pimenta, Katarina Kolomiyets provoca uma explosão controlada no laboratório de pesquisa.

Aromas em pó estão entre os maiores e mais diversificados produtos da Symrise. Ao produzi-los e processá-los em inúmeras instalações, é preciso levar em conta que, sob determinadas circunstâncias, os pós são inflamáveis. “Uma explosão de partículas pode causar um efeito muito violento, por isso nos dedicamos ao tema”, diz Dra. Jenny Weissbrodt, Director Technology Scouting and Development. Evidentemente, todas as instalações da Symrise estão protegidas, entre outros, por detectores de faíscas e temperatura, válvulas de alívio e outras medidas construtivas de proteção contra explosões. “O que nos importa são os produtos que fabricamos. Temos de conhecer suas propriedades para poder avaliar o quanto podem ser perigosos sob determinadas condições”, completa Weissbrodt. Afinal, a segurança de produtos e processos torna-se cada vez mais importante. Tanto para a Symrise como para os clientes. “Para conseguir identificar riscos, precisamos definir os indicadores de explosividade dos produtos”, explica Dr. Christopher Sabater, Director Technology Research.

Tudo deve convergir para o objetivo de não produzir produto algum que seja levemente inflamável. Para isso, é importante descobrir quais são os fatores que levam um produto a inflamar mesmo com uma faísca eletrostática de baixa energia. Ou em qual categoria a fonte de ignição se encaixa. Se der para resolver simplesmente com o aterramento dos equipamentos, basta adotar as medidas de segurança das instalações. Questões e aspectos como esses também são a razão pela qual o tema chegou à pesquisa, levando a Symrise a buscar respostas a essas perguntas em parceria com cientistas da Universidade de Wuppertal. No recém-criado laboratório de segurança em Holzminden, é principalmente Katarina Kolomiyets, R&T Technologist, quem procura respostas. Nele, ela investiga a inflamabilidade de substâncias aromáticas. “Variamos sistematicamente os parâmetros que, como acreditamos, afetam a inflamabilidade”, relata Kolomiyets. Pode ser o teor do aroma, o tamanho da partícula, a estrutura ou a fluidez.

É realmente pesquisa de base o que fazemos aqui.

Katarina Kolomiyets, R&T Technologist

Os cientistas agregam, então, o conhecimento adquirido ao desenvolvimento dos produtos. O importante é que tudo, desde o desenvolvimento dos aromas até a aplicação pelo cliente, seja registrado nas diretrizes dos desenvolvedores – em respectivos manuais. Para isso, eles trabalham em estreita colaboração com a equipe de Eric Gruber, da área Industrialization & Process Innovation, que escreve receitas para esses produtos. No entanto, só em produtos sprays há 2.000 fórmulas ativas, e seriam necessários três dias somente para caracterizar completamente um pó e identificar todos os indicadores de explosividade. Por esse motivo, os pesquisadores trabalham atualmente no processo de screening, um procedimento sistemático de testes em elementos definidos que apresentem determinadas propriedades: dessa forma, é possível obter conclusões sobre muitos produtos em um prazo relativamente curto. “É realmente pesquisa de base o que fazemos aqui”, destaca Katarina Kolomiyets, já que praticamente não há dados a respeito – nem bibliográficos nem em patentes. Nesse sentido, a equipe de Kolomiyets, Sabater e Weissbrodt realiza um trabalho pioneiro. Os resultados, além de um ganho em matéria de segurança para a Symrise e seus clientes, são também uma expressiva vantagem competitiva.


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG

© Symrise All rights reserved 2020