MERCADO & TECNOLOGIA

Um pouco como Big Brother

A pesquisa estratégica de mercado é extremamente importante para a ampliação dos negócios da Symrise. Especialista em Market Research, Heike Werner pesquisa dados e informações sobre os concorrentes e os mercados nacionais

O que a pesquisa estratégica de mercado faz? Ela tem basicamente a tarefa de observar continuamente o mercado relevante e suas mudanças. Esse segmento também é chamado de Market Intelligence. E eu elaboro análises da concorrência com base em diferentes informações, que é o segmento Competitive Intelligence. Quais informações são coletadas para esses dois segmentos? No segmento Market Intelligence, são reunidas, por exemplo, informações sobre o tamanho e o crescimento do mercado. Contudo, não se trata de uma análise por divisão, ou seja, da observação dos subsetores de mercado da Flavor, Nutrition e Scent & Care, mas, sim, de uma análise regional. No segmento Competitive Intelligence, informações sobre as atividades dos nossos concorrentes são coletadas e detalhadamente avaliadas. Onde essas informações são encontradas?? Isso depende. Na área de análise de mercado, estudamos diversos relatórios sobre os subsetores de mercado relevantes e, a partir daí, calculamos o mercado total. Em relação a dados macroeconômicos, usamos as opções gratuitas, por exemplo, do FMI e do Banco Mundial, ou também anuários estatísticos dos diferentes países. Nas análises da concorrência, utilizamos em primeiro lugar informações contidas nas publicações dos nossos próprios concorrentes, como relatórios trimestrais ou anuais. Mas também recorremos a vários bancos de dados da imprensa.

Quem precisa de quais informações e dados e para quê? Isso também depende muito. De fato, a pesquisa de mercado estratégica presta um serviço de pesquisa para todos os departamentos e regiões da Symrise. Há, então, também pedidos individuais de pesquisas? Sim, acontece até mesmo diariamente. Pode se tratar de pedidos sobre clientes, grupos de produtos, mas também sobre determinados produtos, matérias-primas, tendências de setores e consumidores. É muito interessante. Quanto tempo é preciso para a pesquisa, consolidação e análise dos dados? Tudo é possível, desde poucos minutos até vários meses. Uma consulta sobre um produto ou uma matéria-prima já pode ser respondida, às vezes, em curtíssimo tempo. A análise do mercado inteiro com todos os segmentos, subsegmentos e um recorte internacional abrangendo, no mínimo, 80 países demoram muitas semanas ou até meses, incluindo a elaboração das respectivas apresentações e informações detalhadas.


Saiba mais sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no SymPortal: https://t1p.de/SYM-SDG


Leia a entrevista completa em janeiro, no SymPortal.

© Symrise All rights reserved 2020